O Banco de Leite de Botucatu


O Banco de Leite do Hospital das Clínicas é um importante serviço da Unesp de Botucatu que coleta, pasteuriza e distribui o alimento materno para bebês internados no Hospital.
O Banco tem como doadoras mães das cidades Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Pardinho, Pratânia, Piramboia, Porangaba, Torre de Pedra e São Manuel. Essas mulheres são cadastradas e todas são orientadas sobre como proceder na hora de coletar o leite. A mãe não tem gasto nenhum com essa doação, sendo que o Hospital disponibiliza todo o material necessário e ainda vai buscar o leite na casa da mãe.
Além de coletar e distribuir o leite, o Banco de Leite presta assistência às mães e aos bebês em situações de dificuldades no aleitamento materno. E ainda realiza atividades e eventos para sensibilizar os profissionais da saúde para que promovam a mudança de rotinas e condutas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
O Núcleo da Aliança pela Infância em Botucatu quer aproveitar a comemoração desta Semana do Aleitamento Materno para agradecer aos profissionais do Banco de Leite do Hospital das Clínicas de Botucatu e prestar uma justa homenagem à Dra. Marineusa Nunes de Souza, falecida em 2007, uma grande amiga das mães e das crianças da nossa cidade, e uma das fundadoras e grande incentivadora do Banco de Leite.

Veja mais sobre doação de leite no site da Aliança pela Infância.